segunda-feira, 14 de maio de 2012

"Feijoada dos Pretos-Velhos"


Dia 13 de Maio-Comemoração do Dia da Libertação dos Negros Escravos 

 

Realizámos dia 12 de Maio, no passado sábado, a Gira de Louvação aos Queridos Pretos-Velhos. Guias trabalhadores Luzeiros que descem lá de Aruanda para cumprir sua missão que, muitas vezes é confundida e mal interpretada. Eles, mais que ninguém, sabem o que é sofrer e ser privado daquilo que julgamos ser mais importante para cada um de nós. Contudo, tudo o que acontece tem um fundamento...Uma razão de acontecer...Muitas vezes imperceptivel aos olhos do homem comum. Os povos defensores da escravatura, instigados por sentimentos de ganância, avareza e poder, foram inescrupulosamente usar e abusar dos povos negros para que estes fossem obrigados, contra-vontade, a servi-los de várias formas e feitios. Todo o sofrimento causado resultou num amadurecimento precoce de muitos elementos de raça negra. Hoje, os identificamos de Pretos-Velhos pois assim gostam de ser tratados. Seus nomes variam...Vovó Maria Conga; Pai Joaquim de Angola; Pai José de Aruanda; Tia Sabina das Almas, entre muitos outros nomes de tantos Pretos-Velhos que prestam seu auxílio para poderem cumprir sua missão com o Pai Eterno rumo à Evolução Espiritual. Sua Sabedoria, transmitida em seus recados de humildade e conselhos sábios, tal como seus trabalhos de cura nas áreas da saúde, obcessores, etc...nos mostram que não é pela força que se conseguem muitos intuitos e sim, pela astúcia de saber resolvê-los. Guias iluminados no presente...almas sofredoras dum passado longínquo, trouxeram de África seus conhecimentos, suas mandingas, seus feitiços de Umbanda e Quimbanda. Roubados à força de África, sua terra mãe, praticavam seus rituais, durante a noite, cativos nas senzalas. Enquanto, durante o dia, serviam seus senhores escravagistas.
  
A Feijoada dos Pretos-Velhos simboliza a dádiva do Pão de cada dia. Os desperdícios dos Senhores latifundiários, donos das fazendas era o pão dos pobres negros cativos. No passado, os senhores de escravos mandavam preparar suas refeições com as melhores partes da carne de porco( que havera sido sacrificado para o intuito), deixando as menos apreciáveis ( cabeça, rabo, patas, unhas, orelha, etc...) para seus negros escravos comerem na sua feijoada.
Sua humildade de levantar as mãos aos céus por receber umas sobras de carne menos apetecível, faz-nos pensar e repensar em nossos actos e acções. Muitas vezes não valorizamos certos pequenos actos, que parecem tão insignificantes...Mas se meditarmos bem, até podem ser pequenas "grandes" dádivas Divinas.

 Nos dias que correm, veneramos nossas Santas Almas Benditas através desta cerimónia da "Feijoada dos Pretos-Velhos" como símbolo de Humildade e Submissão à sua Sabedoria Divina e Inspiradora, propagada em Nobres Actos realizados nos Centros de Umbanda.
Assim, cumprimos nossa missão para com nossos Ancestrais, louvando seu Discernimento e Evolução Espiritual na Seara de nossa Amada Umbanda.
Adorei as Santas Almas!

CEPJA- Centro Espírita do Pai Joaquim de Angola

A todos aqueles que necessitem de uma palavra amiga, um conselho espiritual, um passe espiritual, um descarrego ou simplesmente uma segunda opinião, esteja à vontade para visitar nosso Centro que fica localizado no Pinhal Novo -Palmela. Nosso contacto telefónico é 93 477 36 93. Mais informações disponham. Saravá!