quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Candomblé em Portugal: Asé!




Para o povo yorubá, para o povo de candomblé e em regra geral para o povo de santo, a palavra ASÈ, tornou-se conhecida e sobretudo desejada nas suas vidas, por ser a “boa energia”!
Dentro do candomblé, por exemplo na Nação Ketu, Asè (Axé), é compreendida como energia vital, verdadeira presença de Deus (Olorum), nas forças e formas da natureza, assim como no
interior dos seres humanos.
Também é o poder de fazer “as coisas acontecerem”, comando espiritual, poder de invocar, oração, agradecimento, luz própria de Deus, tornada acessível à humanidade. De acordo com os princípios em que acreditamos, o momento da criação, gerou uma única força conhecida, como ASÈ !
O verbo mais importante para o candomblé, é: realizar!
Todo o homem vem ao AIYÉ, à terra, para deixar a sua marca e a sua lembrança.
É assim que ele será recordado pela sua descendência, através das suas realizações. Isto só é possível realizar com o apoio dos Orisás,- mensageiros de Deus- cuja força flúi para nós; é neste momento que ocorre a realização pretendida.
Realizamos o ASÈ, com a ajuda, a força e o poder da nossa crença em Deus (Olorum), nos Orisás (orixás) e nos nossos antepassados (ancestrais).
Apesar de banalizada por muitos, a palavra ASÈ, continua a ser sempre tão infinita quanto a palavra ámen, assim seja, aleluia ,maranata e em tantas outras línguas!
Que o ASÈ continue a ser a bênção de Deus (Olorum), o acto de abençoar pleno de graça do nosso pai/mãe de santo.
Que a nossa vida, seja e viva de : ASÈ !!!  

Sem comentários:

Enviar um comentário