quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Candomblé em Portugal: Olubajé


OLUBAJÉ
A GRANDE FESTA DE OBALUAYÉ
OLU: “AQUELE” BA: “ACEITA” JE: “COMER”


De uma forma muito sucinta e através de uma das lendas conhecidas, explicarei o que significa esta festa. É uma cerimónia que obrigatoriamente deverá ser feita em todas as casa de Candomblé onde hajam “Yaôs” feitos com menos de sete anos. Uma outra situação em que esta cerimonia é também obrigatória, é quando o próprio Babalorisá ou Yalorisà desse Ilé Asè (Terreiro) é filho ou filha de Obaluaye ou Omulu.
Há uma lenda que diz que Songo, sendo um rei muito vaidoso, deu no seu palácio uma grande festa para a qual convidou, todos os Orísás à excepção de Obaluaye. Isto, porque as características desse mesmo Orísá, assustavam de certa maneira Songo…
Características de pobreza e de doença antagónicas ao próprio Orísá rei do Trovão.
Chegado o meio da festa, do cerimonial, os demais Orísás começaram a dar pela falta da presença de Obaluaye, e conversando, questionaram-se entre si pelo sucedido. Depois de um deles ter descoberto que o mesmo não tinha sido convidado, revoltaram-se e abandonaram a festa indo para a casa de Obaluaye, pedindo-lhe desculpa.
Obaluaye, recusara-se inicialmente a perdoar aquela ofensa até que chegou a um acordo: dava uma vez por ano ele mesmo uma festa, em que todos os Orísás seriam reverenciados, oferecendo comida a todos sem excepção, desde que Songo comesse aos seus pés e ele aos pés de Songo.
Nascia desta forma, a cerimónia do Olubajé.
Existem outras lendas, que pouco têm a ver com esta, narrando o motivo e o porquê de Songo e Ògún se manifestarem no Olubajé, ficando essas mesmas lendas para uma próxima oportunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário